terça-feira, 27 de maio de 2008

Criticas

O ritmo reggaetón tem gerado bastante polêmica entre a sociedade dos vários países onde este faz sucesso. Isso se dá principalmente pelo teor pornográfico de algumas letras como por exemplo a canção do artista Pitbull chamada "Toma" ("Abre suas pernas/Quero ver você agir como um animal") e pela dança chamada perreo que consiste na imitação da posição sexual dos cachorros, em que o homem posiciona-se atrás da mulher, onde esta inclina-se com as mãos nos joelhos, e esfrega suas nádegas na púbis masculina.

Em Porto Rico o governo ameaçou proibir manifestações de reggaeton por causa do incentivo à violência e prostituição. Artistas como Vico C e Many Montes se engajaram na campanha de estimular uma consciência crítica da população em relação aos artistas que fazem músicas usando o sex appeal e o estímulo à violência para vender, não só em relação aos artistas de reggaeton como de rap e pop.

Em Cuba o ritmo reggaetón foi considerado "perigoso" pela União de Jovens Comunistas, que escreveram em seu jornal o "Juventude Rebelde" que esse estilo musical "divulga a luxúria e o vício" e chegaram até mesmo a propor sua proibição pois segundo eles o ritmo "comprovadamente incita a violência e o consumo de tóxicos". Entretanto o ritmo/estilo tem suas qualidades. Quando não levado pra baixaria pode ser animado, dançante e caliente.

Polêmicas à parte o fenômeno reggaetón é no mínimo curioso, e nos faz pensar sobre a globalização das culturas, alguns dizem que trata-se do Hip Hop dos latinos, outros que é apenas mais uma moda passageira. O fato é que o ritmo conquistou toda a América Latina (inclusive o Brasil), alguns países da Europa e os Estados Unidos (entre sua comunidade latina).

0 Comments:

Post a Comment